Sobre o NINE

O Grupo de Pesquisa intitulado Núcleo de Informática na Educação (NINE) é um grupo formalizado nas diversas esferas institucionais do Instituto Federal de Goiás (IFG) e na plataforma de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo agrega pesquisas voltadas à presença da Informática na Educação, tanto quanto ao uso e aplicação desta no cotidiano escolar quanto nas diversas possibilidades de criação de ferramental que contribua para o ensino-aprendizagem.

O grupo foi criado em 19 de outubro de 2016 por um grupo de professores/pesquisadores da área de Computação do IFG Câmpus Jataí que viam a possibilidade de se investigar o uso/aplicação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação. Logo após a criação do grupo, visando a sua ampliação tanto quantitativa quanto qualitativa foram convidados professores/pesquisadores que tinham formação e atuavam em outras áreas como Educação, Sociologia e Linguagens.

A partir de uma visão plural os pesquisadores do NINE têm atuado em diversas frentes e projetos (pesquisa, extensão, iniciação científica, entre outros), sempre tendo em mente que a pesquisa realizada no âmbito do grupo e nessas frentes enriquece a prática docente e esta, por sua vez, fomenta a pesquisa.