Publicações

Publicações dos Membros do Grupo NINE de 2003 a 2021

2021

Nascimento de Jesus, C. ., Rodrigues de Souza, R. ., & Silva Lemos, L. . (2021). INCLUSÃO DE DEFICIENTES INTELECTUAIS E O USO DO FACEBOOK. Revista De Estudos Interdisciplinares, 3(2). Recuperado de https://ceeinter.com.br/ojs3/index.php/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/127

MORAES, L. F.; VARELA, F. F. . Utilização de Redes Sociais em processos formais e informais de aprendizagem: realidade e perspectivas identificadas por meio de levantamento de literatura. In: XVII Congreso Nacional y IX Iberoamericano de Pedagogía, 2021, Santiago de Compostela. La educación en Red. Realidades diversas, horizontes comunes. Santiago de Compostela: USC, 2021. v. 1. p. 596-597.

MORAES, L. F.; VARELA, F. F. . Elaboração de instrumento de coleta de dados para compreensão quanto ao uso de Redes Sociais para aprendizagem: uma proposta de questionário multidimensional. In: XVII Congreso Nacional y IX Iberoamericano de Pedagogía, 2021, Santiago de Compostela. La educación en Red. Realidades diversas, horizontes comunes. Santiago de Compostela: USC, 2021. v. 1. p. 738-739.

OLIVEIRA, M. V. A.; SOUZA, R. R. ; SILVA JÚNIOR, A. F. Tecnologias Digitais para a mediação Didático-pedagógica. In: Ensino híbrido [livro eletrônico] : estratégias orientadas para aprendizagem: volume 1 / Organizadores Milson dos Santos Barbosa, Luma Mirely de Souza Brandão, Danyelle Andrade Mota. – Rio de Janeiro, RJ: e-Publicar, 2021, p. 375-392.

SOUZA, Rita Rodrigues; DE SOUZA, MARIA APARECIDA RODRIGUES DE . RECURSOS INFORMACIONAIS ABERTOS NA ÁREA DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, v. 1, p. e9790, 2021.;AÇÕES E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ – GO: FOCO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 46, p. 17-33, 2021.;Una propuesta de interacción por medio de una lista de verificación en línea para estudiantes de la escuela secundaria. Actualidades Pedagógicas, v. 1, p. 17-18, 2021.;

DE SOUZA, R. R.; MORAES, L. F. Impactos das redes sociais na cultura e saúde mental dos usuários. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 48, p. 147-162, jul./set. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12640.

2020

SOUZA, R. R. ; SOUZA, M. ; SILVA JUNIOR, A. F. ; MORAES, L. F. ; ASSIS, D. V. B. ; SILVA, L. . Intercâmbio cultural e letramentos entre Venezuelanos/as e Brasileiros/as: mediação humana e tecnológica. In: CoBicet, 2020, online. I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Um Mundo em Constante Transformação, 2020.

SOUZA, R. R. ; MORAES, L. F. . Indícios de Letramentos (Digitais) e dialogismo na EPT: programa de pós-graduação em Educação Para Ciências e Matemática. In: Kélvya Freitas Abreu; Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa. (Org.). Letramentos, abordagens dialógicas discursivas e educação profissional. 1ed.Petrolina: IF Sertão-PE, 2020, v. , p. 115-144.

2019

SILVA JUNIOR, A. F. ; MORAES, L. F. ; SOUZA, R. R. . Programando a várias mãos: um relato de experiência da construção colaborativa de Algoritmos. In: IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2019, Recife. IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2019. p. 463-472.

2018

ABREU-TARDELLI, Lília Santos; LIMA, F. S. ; SOUZA, R. R. ; AMORIM, N. R. V. ; FREITAS, J. P. M. . Gêneros, instrumento e desenvolvimento humano: revisitando a proposta didática do interacionismo sociodiscursivo. In: Vera Lúcia Lopes Cristóvão. (Org.). Gêneros (textuais/discursivos): ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas.. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2018, v. 1, p. 215-245. ISBN: 978-85-7591-509-7.

SOUZA, R.R. Pesquisa/mostra científica: um instrumento de ensino e aprendizagem no ensino médio técnico integrado integral. In.: Souza, Raquel Aparecida; GRACIANO, Marlene Ribeiro da Silva; FIELD´S; Karla Amâncio Pinto (org.). Ensino por investigação, alfabetização científica e tecnológica: pesquisas, reflexões e experiências/. – Goiânia: Kelps, 2018. 356 p. ISBN: 978-85-400-2467-0, pág. 130 – 145.

SOUZA, Rita Rodrigues de. Pesquisa e Inovação no Ensino Médio Técnico Integrado: O que ensinar? “Garimpando Sugestões”. Ciclo Revista: Experiências em Formação no IFGoiano, V.e, n. 1 (2018), ISSN 2526-8082, Anais do 3º ELPED e do 4º ELICPIBID. 12p.

SOUZA, V. F. ; VIEIRA, M. F. ; MORAES, L. F. . CLASSMAKER: Desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem Digital para ensino de POO. In: III Simpósio de Pesquisa em Computação do IFG, 2018, Jataí. Anais do 3º Simpósio de Pesquisa em Computação do IFG, 2018.

2017

MORAES, L. F.; MORAIS, M. R. DE S. R. PROEJASOCIAL: desenvolvimento e avaliação de uma rede social para ensino de matemática na educação de jovens e adultos. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife, 2017. p. 285-293. Acessar o documento

2016

ABREU, R. O.; SOUZA, P. H. . The use of Augmented Reality in the development of didactic support material for teaching astronomy. In: 18th Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2016, Gramado. 18th Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2016.

ABREU, Renato Oliveira; SOUZA, Paulo Henrique de . Aplicação de uma sequência didática elaborada com base na tecnologia de realidade aumentada. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. Porto Alegre-RS: Sociedade Brasileira de Computação SBC, 2016. p. 520-529. Acessar o documento

MORAES, L. F.; MACHADO, E. F. C. . Histórias em quadrinhos como recurso didático potencialmente interdisciplinar: uma proposta para ensino de Ciências. In: Luciene Lima de Assis Pires;Marta João Francisco Silva Souza;Rodrigo Claudino Diogo;. (Org.). Ensino de ciências e matemática: do mundo das ideias à sala de aula. 1ed.Goiânia: Editora IFG, 2016, v. 01, p. 171-187.

Antes de 2016

GOULART, G. R. ; ABREU, R. O. . Tecnologias de informação e comunicação no ensino de computação: um game para o ensino de algoritmos.. In: Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão (Simpeex), 2015, Luziania. Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão (Simpeex), 2015.

MATOS, T. F. C. ; MORAES, L. F. . ENSINO DE GEOMETRIA APOIADO POR TIC: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA BASEADA NA COLETIVIDADE E SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS UTILIZANDO GEOGEBRA. In: XII Semana de Licenciatura, 2015, Jataí-GO. XII Anais da Semana de Licenciatura, 2015. p. 264-270.

ABREU, R. O.; SOUZA, P. H. . O uso da realidade aumentada como recurso didático para o estudo do sistema solar. In: Semana de Licenciatura, 2015, Jataí. ANAIS DA SEMANA DE LICENCIATURA, 2015. Acessar o documento

MATOS, T. F. C. ; MORAES, L. F. . ENSINO DE GEOMETRIA APOIADO POR TIC: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA BASEADA NA COLETIVIDADE E SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS UTILIZANDO GEOGEBRA. In: XII Semana de Licenciatura, 2015, Jataí-GO. XII Anais da Semana de Licenciatura, 2015. p. 264-270. Acessar o documento

SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira da. Tese – Doutorado – Composição de modelos instrucionais com editores de atividades de aprendizagem de acordo com o padrão IMS learning design, 2014. Acessar o documento

SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira da; SILVA, Leandro Roberto da; FERNANDES, Clovis Torres. IME: um editor de ações e atividades de aprendizagem com apoio pedagógico flexível ao professor. In: MOSTRA DE PRÁTICAS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO,Dourados: Sbc, p. 111 – 118, 2014. Acessar o documento

SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira da; SILVA, Leandro Roberto da; FERNANDES, Clovis Torres. IME: Um Modelo e Gerador de Editores de Atividades de Aprendizagem em IMS Learning Design. In: XXV SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Dourados: Sbc, p. 602 – 611, 2014. Acessar o documento

SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira da; SILVA, Leandro Roberto da; FERNANDES, Clovis Torres. Panorama dos Editores de Atividades de Aprendizagem em IMS Learning Design. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO,Recife: Sbc,  p. 336-345, 2013. Acessar o documento

MORAES, L. F.; DIOGO, R. C. ; SILVA, M. J. F. ; ALMEIDA, M. S. ; FERREIRA JUNIOR, M. B. ; ISSA, R. A. ; GUIMARAES, C. S. ; FERREIRA, L. G. A. ; LIMA, E. A. ; OLIVEIRA, T. F. . Um panorama da recente produção científica brasileira sobre mestrados profissionais e mestrados profissionais na área de ensino. In: Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, 2013, Jataí. Trabalho e Educação: formação do trabalhador e do educador, 2013. v. 7. p. 1-12. Acessar o documento

SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira da; FERNANDES, Clovis Torres. Autoria em IMS Learning Design: uma Proposta de Classificação por Níveis. Revista de Informática Aplicada, São Caetano do Sul, v. 9, n. 2, p.51-54, 2013. Acessar o documento

MORAES, L. F.; MORAIS, M. R. S. R. . A Transposição da linguagem matemática para a linguagem natural nas redes sociais: contribuições didático-pedagógicas no proeja. In: 10ª Semana de Licenciatura e 1º Seminário de Pós-Graduação de Ciências e Matemática IFG, 2013, Jataí. ANAIS DA 10A SEMANA DE LICENCIATURA, 2013. v. 4. p. 47-53. Acessar o documento

FERNANDES, Clovis Torres; SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira da; VARCHAVSKY, Márcio. Editor LD: Uma Ferramenta de Apoio à Autoria de Atividades de Aprendizagem no Padrão IMS Learning Design. In: WORKSHOP ON APPLICATIONS TO PROVIDE LEARNING AND TEACHING SUPPORT, Rio de Janeiro: Sbc, p. 1 – 5, 2012. Acessar o documeto

SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira da et al. AVA COM ALGORITMOS: UMA FERRAMENTA A MAIS NO COMBATE A EVASÃO NO ÂMBITO DO IFG – CAMPUS JATAÍ. In: 9ª SEMANA DE LICENCIATURA, Jataí: Ifg, p. 1-8, 2012.

SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira da. Características de Ferramentas Computacionais para Produção e Multi-publicação de Material Didático, 2008 Dissertação (Mestrado)

SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira da; SILVA, Leandro Roberto da; FERNANDES, Clovis Torres. IMS Learning Design Editors: An Evolutionary Scenario. Disponível em: <http://www.academia.edu/download/45063615/An_Editor_of_Learning_Activities_in_IMS_Learning_Design_Scenario–FinalCamera.pdf>. Acessar o documento