Os professores Leizer Fernandes Moraes e Rita Rodrigues de Souza, publicaram artigo em que relatam os impactos das Redes Sociais na saúde mental dos usuários.

O artigo foi publicado na Revista Tecnologia e Sociedade. A RTS é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Tecnologia (PPGTE – mestrado e doutorado) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Resumo do Artigo: Redes sociais se popularizaram como instrumentos de interação social. Seus usuários têm acesso a múltiplas informações e, ao mesmo tempo, produzem e compartilham conteúdo. Compreender de que forma as redes sociais estão modificando e influenciando o comportamento das pessoas e entender a relação dessas mudanças com a saúde mental dos seus usuários pode ser útil para o desenvolvimento de ações envolvendo essas tecnologias. Buscando tais percepções, a primeira etapa dessa pesquisa foi norteada pela abordagem qualitativa, com análise de conteúdo de artigos que discorriam sobre a temática em questão. Em seguida, numa perspectiva quantitativa, realizou-se a análise de dados coletados em questionário aplicado a usuários de redes sociais. A análise dos dados revela que as redes sociais provocam mudanças de comportamento, atitudes e ressignificação de valores e percepções em relação ao outro. Neste sentido, verifica-se que são potencialmente capazes de interferir na saúde mental das pessoas.

Acesse o artigo na íntegra por meio deste link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *