Os Pesquisadores do Grupo de pesquisa NINE, Professores Leizer Fernandes, Renato Oliveira e Rita Rodrigues são proponentes de projetos que visam ofertar cursos de aperfeiçoamento aos alunos do IFG e comunidade externa, durante o período em que a instituição está sem aulas.

As atividades são ofertadas de forma remota, utilizando softwares para reuniões online e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Confira as atividades que estão sendo realizadas:

 

ATIVIDADE

DESCRIÇÃO

PROPONENTE

CURSO DE ESPAÑOL CON FINES ESPECÍFICOS: ESPAÑOL Y SOCIOLOGÍA

O Curso de Español con fines específicos: español y sociología objetivo trabalhar estratégias de leitura em língua espanhola dialogando com sociologia. As atividades estão pensadas para leitores do ensino médio que não tenham nenhum conhecimento da língua espanhola. Desse modo, as propostas de leitura buscam introduzir os interessados em práticas iniciais de leitura em língua estrangeira – espanhol. Em 2018, o curso LEER foi editado como Curso de Extensão, para esta versão aqui proposta, as atividades foram sintetizadas para carga horária de 40h no Moodle/IFG e serão desenvolvidas de abril a junho de 2020, como atividade de ensino para contabilizar horas atividades para os participantes. Além de colaborar para a execução de atividades a distância nesse período de isolamento social, as atividades envolverão temas sobre o mundo do trabalho e aspectos socioculturais.

  Prof.ª Laísse Silva

  Prof.ª Rita Rodrigues
LSE LECTURAS SOCIO-ESPACIALES:
DIÁLOGOS ENTRE ESPAÑOL, GEOGRAFÍA Y SOCIOLOGÍA
O objetivo das atividades é capacitar o aprendiz para o exercício da leitura crítica por meio do desenvolvimento da competência de leitura interdisciplinar – língua espanhola, geografia e sociologia -, mediante o uso de estratégias de leitura, estudo de vocabulário, estruturas básicas da língua abordadas de forma discursiva, cultural e sociopragmática de temáticas socioespaciais por meio de interações online. As atividades, em ambiente da Educação a Distância (EaD) destinam-se à comunidade acadêmica do câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG): discentes, docentes e técnico-administrativos, que tenham necessidade de desenvolver a capacidade de leitura em língua espanhola para participar de processo seletivo para ingressar no ensino superior (graduação), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, ou para atualização profissional. Já desenvolvidas como Curso de Extensão em 2018, as atividades foram sintetizadas para carga horária de 60h no Moodle e serão desenvolvidas em abril e maio de 2020. Além de colaborar para a execução de atividades a distância nesse período de isolamento social, as atividades envolverão temas de prevenção à COVID 19, serão interdisciplinares e estimularão a integração entre ensino e pesquisa.   Prof.ª Laísse Silva

  Prof.ª Marluce Silva

  Prof.ª Rita Rodrigues
Curso: Por que escrever uma revisão de literatura em trabalhos escolares/científicos? Essa proposta de curso foi desenvolvida a partir da experiência realizada no Curso de Extensão “Introdução à Pesquisa Científica” ofertado nos Câmpus Jataí e Inhumas do IFG em 2019, mas, principalmente, contempla reflexões do projeto  “Propostas de alfabetização científica e digital para cursos técnicos de educação profissional e tecnológica: leitura e escrita da revisão bibliográfica”, referente ao PIBIC-EM, Edital nº 08/2019 PROPPG/IFG. O  Curso Por que escrever uma revisão de literatura em trabalhos escolares/científicos? será oferecido gratuitamente pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás. Ele contém a carga horária total de 40 horas, tendo como objetivo geral preparar os/as estudantes do ensino médio para a leitura e escrita de trabalho escolar/acadêmico, como foco na seção de revisão da literatura. O curso é organizado em 3 módulos e foi todo construído de forma que o/a cursista realize as atividades no seu tempo e de modo autônomo. A cada módulo do curso concluído emitirá um certificado.   Lais de Souza (aluna)

  Prof.ª Maria Aparecida

  Prof.ª Rita Rodrigues
Leitura e Escrita de Relatório – Curso Autoinstrucional via Moodle O Curso possui como conteúdo, a leitura e escrita de relatório (conceitos, características e procedimentos). Tem por objetivo preparar o alunado egresso do ensino fundamental para a escrita de relatórios   Prof.ª Rita Rodrigues


  Mateus Thiago Cruz (aluno)

  Carlos Eduardo (aluno)
Ferramentas de apoio à Pesquisa Acadêmica Considerando a suspensão do calendário acadêmico do Instituto Federal de Goiás em decorrência da crise sanitária causada pelo COVID-19, apresenta-se uma proposta de atividade complementar na forma de curso/minicurso para estudantes do IFG – Câmpus Jataí que estejam em processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A atividade consiste na capacitação para o uso de ferramentas que possam auxiliar no processo de desenvolvimento de projeto de pesquisa e/ou execução do projeto já elaborado.   Prof. Leizer Fernandes

  Prof. Renato Oliveira