O Projeto de Intercâmbio Cultural e Letramentos (PICL): venezuelanos/as e brasileiros/as em diálogo, em parceria com o Grupo de Pesquisa NINE, consiste no desenvolvimento de atividades de leitura, escrita, fala e compreensão auditiva em língua portuguesa mediadas pelo uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

As atividades se destinam, prioritariamente, aos membros de famílias de venezuelanos que se encontram refugiados em Jataí-GO.

O Público alvo desta ação de extensão tem em comum o pouco domínio de informática e do uso da língua portuguesa e estão em condições de vulnerabilidade social.

A interação e as práticas sociais, no âmbito de múltiplas linguagens, podem contribuir para a adaptação deles ao contexto em que se encontram e, também, amenizar o sofrimento do exílio da terra natal.

Como parte das ações envolvidas no projeto, foi realizado no dia 30 de outubro de 2019, nas dependências do IFG, unidade Flamboyant, um encontro cultural entre alunos e professores do IFG/Jataí e Venezuelanos participantes do projeto.

A programação deste encontro foi bastante diversificada, contando com apresentações culturais, degustação de comidas típicas e relatos dos alunos sobre a sua trajetória na Venezuela e no Brasil, além da apresentação de informações culturais sobre o seu país de Origem.

São membros do projeto, os pesquisadores do NINE: Professora Rita Rodrigues de Souza e Professores Aladir Ferreira da Silva Júnior, Danillo Vaz Borges de Assis e Leizer Fernandes Moraes. Além dos Professores vinculados ao NINE, esta ação também envolve as Professoras Marluce Silva Souza e Laísse Silva Lemos.

Participam também, deste projeto, os alunos Guilherme Souza Rocha, João Victor de Queiroz Moraes, Ryan de Lima Matos, Gustavo Guimarães Lemes e Êmilly Freitas do Nascimento. Todos alunos dos cursos de nível médio integrado em tempo integral do IFG/Câmpus Jataí.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *